Cheguei em casa e vi uma mensagem no WhatsApp, enviado pelo meu amigo Bernardo Britto: “Soube da tragédia lá na Fazenda Santa Rosa?”. Imediatamente liguei para saber. Muitos amigos comparecem neste evento anual, que reúne os pilotos de MX da minha geração. Os mais amigos João Mendes, Fausto Macieira, Guingo, Papaléo, Marcio Matz, muitos outros nem tão amigos e muitos conhecidos. Tragédia neste evento, só muito dificilmente não envolveria algum amigo meu.
Pois é, os 3 atingidos são amigos.
O Legend Kareca, Luiz Henrique Dutra, ao que tudo indica teve um mal súbito pilotando sua motocicleta, que acelerou tudo no “relevê”, voou a toda velocidade e atingiu em cheio o Augusto “Alemão” Haddock Lobo e o Marcinho Matz, que estavam distantes do ponto de decolagem, olhando a pista em cima da borda de uma cratera que existe atrás da curva.
Imediatamente liguei para o João Mendes, que não perde este evento. Ele estava acabando de entrar em casa, as 20:30h, chegando de Vassouras. Me contou ele que livrou-se da pancada por centímetros. Ele tinha acabado de dar 4 voltas na pista e tinha deixado a chave do carro, o celular e o óculos com o Marcinho. Estava chegando para pegar estas coisas quanto tudo aconteceu na sua frente. Segundo ele, o Marcio foi jogado a uns 5 metros de distância, bem como o Alemão, caindo dentro da cratera. O Marcio acordado, mas desorientado (onde estou? o que estou fazendo aqui? Eu vim de carro?), mas inteiro. João o esticou, notou uma forte pancada no peito e um ombro luxado. Já o Alemão tinha uma fratura exposta na perna e tinha que ser mexido com todo o cuidado do mundo. O Kareca ao cair, bateu com a cabeça e estava sem reações.
O evento tinha ambulância, depois eu não sei em que circunstâncias chegou um helicóptero e todos foram removidos para o hospital em Vassouras.
O Kareca faleceu, o Alemão novamente está com as duas pernas quebradas e terá que realizar uma cirurgia reparadora, ao que parece na perna que acabou de curar. E o Marcinho está bem, orientado, não quebrou as costelas e sua esposa estava indo buscá-lo no hospital, onde teve alta as 20h.
Agora vejam… neste mundo imenso, que sequência de incrível de acontecimentos, uma moto desgovernada voar e acertar em cheio dois amigos, uma moto não é uma coisa muito grande.
Conversei também com o Marcelo Medeiros e ele me disse que o Kareca estava em forma, treinando regularmente com sua moto e que tinha sido campeão em sua categoria recentemente. O Dutra era um cara muito legal, correu comigo na categoria estreante no início dos anos de 1980 e depois na PC, fico muito triste com a sua passagem, e o único consolo é que ele se foi fazendo o que amava, acelerando.
Espero que sua família e amigos fiquem bem, que pensem da mesma maneira que eu. Espero que o Alemão supere mais esta adversidade. Espero que o Marcinho descanse, escapou de boa. Espero também que o Ninô e a galera toda que faz o evento supere este triste acontecimento e que ano que vem possa novamente celebrar a amizade e o esporte. Foi um acontecimento inesperado, improvável, coisas da vida sempre tão misteriosa.
Vamos todos rezar para que o Dutra seja recebido nos braços do Senhor, para que sua família encontre consolo e para que o Alemão fique bem logo. Amém.