Treta nos boxes do MotoGP

Esta semana vimos o Tardozzi discutindo com um cara da Aprilia nos boxes, por conta do caboclo estar usando um iPad para acintosamente gravar/fotografar ou até escanear uma Ducati GP23 do time VR.

Achei muito cara de pau mesmo, mas este negócio de espionar as outras equipes é uma coisa que sempre existiu.

Anos atrás eu fiquei impressionado quando li que as fábricas usam gravadores de áudio e microfones tão precisos e gravando em uma amostragem tão alta (quantidade de gravações por segundo) que depois os computadores são capazes de analisar o som e separar os sons mecânicos do motor. O som da válvula batendo fim de curso, abrindo, o som da faísca da vela, o tempo de combustão, a sequência de combustão… Nós humanos ouvimos muito mal, não somos preparados para isso, mas a matemática e os computadores podem ser programados para isso. Incrível.

Agora estão fazendo isso com imagens. Câmeras em altíssima definição de imagem e com altas cadências de imagens por segundo estão sendo usadas para captar e analisar imagens das motos na precisão de milímetros e com isso descobrir o comportamento dinâmico delas. Quase toda equipe tem hoje em dia o seu videografista. Vejam por exemplo um vídeo muito legal do “videoman” da Honda HRC: https://youtu.be/u8YTUhBPs-Q?si=KmkS2fG5WWQHv6dZ

Ó o cinegrafista ali escondidinho gravando as motos passando…

Agora com as ferramentas que existem e com impressoras em 3D, de uma foto faz-se uma réplica de uma peça com incrível precisão e rapidez, tem-se que tomar cuidado mesmo.

Para mexer na moto, tem que tapar

A Aprilia pediu desculpas e disse “que não deu ordens para isso”, kkkkk, beleza, fica por isso mesmo.

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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