Um dia, só restará o Motozoo®

Todos os dias eu recebo uma tonelada e meia de releases e avisos sobre o mundo das corridas no Brasil e no mundo. Leio quase tudo. Umas notícias com mais interesse e cuidado, outras apenas passo os olhos.

E não é que dá para perceber que as coisas estão mudando para muito pior também no nosso mundinho dos interessados pelas corridas… A quantidade de notícias falsas, criadas por idiotas apenas para capturar tráfego, likes e views, aumentou vertiginosamente.

É o que eu tenho falado e escrito por aí… vivemos em um mundo que é medido pela quantidade e não pela qualidade das coisas. Um site, um blog, um colunista, é medido não por sua qualidade técnica, literária ou experiência e sim a quantidade de views. Pouco importa a qualidade da matéria.

Exemplos abundam! O Pentacampeão mundial Jorge Lorenzo é um deles. Logo após se aposentar, jovem, rico, bonito, inteligente e cheio de conhecimentos, criou um canal no Youtube para comentar as corridas. Seus comentários eram ótimos, mas, conseguiu apenas 50 mil seguidores no Youtube e desistiu… ora… qualquer bonitinha com as pernas grossas (na verdade nem precisa ser bonitinha) aqui no Brasil consegue logo uns 500 mil seguidores. Qualquer uma. A Juliane Coura, que peguei aleatóriamente no Instagram, tem 1 milhão e meio de seguidores, vocês conheciam? Chupa Lorenzo, 28x mais do que você. Se for famosa, como a Anitta, fatura logo 7.5 milhões/mês com o seu Only Fans (que inclusive está patrocinando uma equipe no Moto2).

Nos eventos que a Honda me convidava, outro exemplo, ela fornecia as imagens e também o texto em um pendrive. Algumas revistas e empresas de divulgação nem tinham ou mandavam mais repórteres. Muitas vezes ia um estagiário que nem sabia andar de moto. Ia apenas para pegar este pendrive que já tinha tudo mastigadinho. Talvez por isso as revistas estejam medonhas de ruins e em dificuldades. Saudades eternas da Motoshow e de Gabriel Hochet com Marc Petrier.

Um grande amigo falou que iria me ajudar com o Motozoo®, tinha acabado de fazer um curso de Marketing Digital e estava animado… mas uma única pergunta acabou com o projeto. Ele me perguntou: “Mas Mário, você faz o Motozoo® prá você ou para os leitores?”… Babou. Eu escrevo para mim. Para conseguir leitores na quantidade que hoje é exigida, eu teria que baixar o nível até o ponto em que hoje em dia estão baixando todos os sites de notícias sobre motos. Aí não teria a menor graça de escrever. Como ele não me garantiu que eu ficaria rico escrevendo bobagens, não topei.

São fofoquinhas, falsas questões, bobagens, que não valem nada, que atraem o leitor desqualificado mas que dá quantidade. Hoje, por exemplo, um site se deu ao trabalho de inventar que a “Ducati perdoava Bagnaia pelo seu erro na Argentina”… tem coisa mais idiota do que isso? Já outro se dedicou a escrever meia dúzia de linhas sobre “O pior início de temporada de Marc Marquez e que ele estaria enciumado com o sucesso do irmão na Ducati”. Pois é, tinha coisa mais idiota.

O nosso irmão e colunista Andre Bertrand já tinha comentado sobre uma repórter na pista fazendo perguntas sem sentido, apenas para gerar polêmica, mas eu não vi. A nossa repórter aqui, a do ESPN é muito boa e informada. Um alívio quando é ela e não o outro senhor que assume este microfone.

Um site que eu gostava muito, o Asphalt&Rubber, com colunistas bons como David Emmett e Jensen Beeler, parece que faliu, está parado tem meses. Não interessam textos de craques como Dennis Noyes, Mat Oxley. Hoje parece interessar aos “stockholders”, a quantidade de likes e acessos que uma fofoca sem pé nem cabeça oferece.

Já prometi e não cumpri… mas juro que no próximo teste de moto que eu fizer, na hora de fotografar a moto, vou contratar uma modelo linda e colocar ela de biquini tapando a moto. Vai multiplicar por mil o número de likes do teste, podem apostar.

Imagem gerada usando IA no Dall-E com o prompt: A motorcycle in a beach with a beautiful girl wearing a bikini

É meus amigos, chegará o dia em que só sobrará o Motozoo® tentando escrever coisas legais para vocês. Porque aqui, nós temos o MotoLov®.

 

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

2 comentários em “Um dia, só restará o Motozoo®”

  1. Realmente o mundo está muito chato com esse negócio de redes sociais onde a galera só pensa no dinheiro com cada desinformação ou palhaçadas de jovens imbecis. Minha filha de 12 anos segue uns “jovens idiotas” que tem 10,15,20 milhões de seguidores , aí quando você vai assistir o conteúdo da vontade de chorar! Mario sua hora vai chegar ,com amor e qualidade em suas informações!

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.