V4 Granturismo: o motor da próxima geração da Ducati Multistrada

Uma nova era começa em Borgo Panigale com a Ducati apresentando ao público o novo V4 Granturismo, o motor que equipará a tão esperada nova geração da Ducati Multistrada, que vai ser revelado na quarta-feira, 4 de novembro.

Um motor extremamente compacto, leve, de alto desempenho e rico em torque, projetado para atender às necessidades exigidas no uso de “aventura”, sem descuidar a emoção e a esportividade.

Construído com tecnologia de última geração e materiais de primeira linha disponíveis, a fim de garantir durabilidade e confiabilidade, o V4 Granturismo se destaca por seus intervalos de manutenção recorde para um motor de motocicleta e foi criado como o coração de uma motocicleta dinâmica e de alto desempenho, pronta para explorar todos os cantos do planeta com seu dono.

O motor foi apresentado ao público com um vídeo no qual Claudio Domenicali – CEO da Ducati – e os engenheiros e técnicos que acompanharam seu desenvolvimento revelam todos os seus segredos e características aos entusiastas da Ducati.

Cada escolha técnica feita durante o desenvolvimento do projeto V4 Granturismo tem como objetivo assegurar a máxima fluidez de operação combinada com uma extensão substancial dos intervalos de manutenção.

A nova distribuição inclui um sistema de retorno de válvula de mola, que eleva os intervalos de manutenção do V4 Granturismo para 60.000 km. Números obtidos graças ao profundo conhecimento que a Ducati adquiriu no uso de materiais, tratamentos e soluções técnicas desenvolvidas em torno do sistema Desmodrômico. Tudo isso, aplicado a um sistema de retorno por válvula de mola que tensiona menos os componentes se comparado ao Desmo, trouxe para marcar um marco excepcional nunca antes alcançado por um motor de motocicleta. Além disso, o motor garante grande regularidade de operação em baixas rotações e cargas baixas, sem esquecer o desempenho total, a potência em altas rotações e o alcance de um motor esportivo autêntico: O V4 Granturismo oferece 125 kW (170 cv) de potência em 10.500 rpm e um torque máximo de 125 Nm (12,7 Kgm) a 8.750 rpm. Tudo isso respeitando as rigorosas normas de homologação Euro 5.

Com os seus 66,7 kg de peso, o V4 Granturismo pode ostentar uma leveza recorde, sendo 1,2 kg mais leve do que o duplo cilindro Testastretta usado na Multistrada 1260 anterior. O deslocamento de 1.158 cc revelou-se o ponto de ligação perfeito em termos de desempenho, leveza e dimensão de um motor V4, capaz de ser incrivelmente leve e compacto. Comparado com o motor da geração anterior, o V4 Granturismo resulta 85 mm mais curto, 95 mm mais baixo e apenas 20 mm mais largo. Este layout compacto permitiu aos engenheiros da Ducati alojar o motor no quadro de forma mais eficaz e central para influenciar positivamente a posição do centro de gravidade da moto, com todos os benefícios resultantes.

A V4 Granturismo também herda alguns elementos derivados da experiência adquirida pela Ducati no mundo das corridas, como a decisão de adotar um virabrequim contra-rotativo, que melhora o manuseio e agilidade da moto, e explorar a tecnologia “Twin Pulse” , capaz de oferecer um fornecimento de energia encorpado, mas perfeitamente gerenciável em todas as velocidades.

Para evitar uma queda no conforto térmico devido ao calor transmitido pelos cilindros traseiros, o V4 Granturismo adota a estratégia de desativar o banco traseiro em ponto morto. Desta forma, quando a bicicleta está parada, o processo de combustão nos cilindros é interrompido e isso melhora o conforto térmico do piloto e do passageiro graças à redução das temperaturas ao mesmo tempo em que reduz o consumo de combustível.

Dados técnicos principais do V4 Granturismo

Motor 1158 cc 4 cilindros 90 ° V
Furo x curso 83 x 53,5 mm
Taxa de compressão 14: 1
Potência máxima 125 kW (170 hp) a 10.500 rpm
Torque máximo 125 Nm (12,7 Kgm) a 8.750 rpm
Homologação Euro 5
Cadeia parcial de distribuição, engrenagem parcial – sincronismo com eixo de comando duplo no cabeçote, 4 válvulas por cilindro
Virabrequim de rotação contrária com pinos de manivela deslocados em 70 °
Embreagem servo anti-padrão multiplaca úmida
Lubrificação de cárter semi-seco com três bombas de óleo: 1 entrega e 2 retorno
Abastecimento com quatro corpos de aceleração ovais (equivalente a 46 mm de diâmetro)
Caixa de câmbio de 6 velocidades com sistema Ducati Quick Shift (DQS) Up & Down
60.000 km de intervalo de verificação das válvulas de manutenção
Desativação do banco de cilindros traseiro

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. É Mestre em Artes e Design pela PUC-Rio. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

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