YART Yamaha coroada campeã mundial de resistência de 2023

A equipe oficial Yamalube YART Yamaha EWC mostrou um incrível espírito de luta para apresentar um desempenho impressionante durante o final da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIM no Bol d’Or, na França, terminando em quarto para garantir o título após uma corrida épica.

A equipe YART Yamaha composta por Karel Hanika, Niccolò Canepa, Marvin Fritz e o piloto reserva Robin Mulhauser chegou à França, no Circuito Paul Ricard, para a rodada final do Campeonato Mundial de Endurance (EWC), atrás dos líderes do campeonato por 14 pontos após uma temporada sensacional. .

A equipa austríaca terminou em segundo na rodada de abertura em Le Mans antes de vencer o 24H SPA EWC Motos de forma soberba, a sua primeira vitória em corridas de 24 horas desde 2009, que foi também o último ano em que venceram o Campeonato do Mundo de Endurance.

Tendo aberto uma vantagem substancial no topo da classificação geral, eles estavam lutando por um pódio nas lendárias 8 Horas de Suzuka antes de um pequeno problema técnico os levar a ser rebaixados para o último lugar nas primeiras duas horas. Mostrando incrível determinação e tenacidade, a equipe lutou para terminar em 22º na geral e 18º na classe, garantindo dois pontos vitais no campeonato, mas parecia que a má sorte poderia mais uma vez negar-lhes a oportunidade de lutar pelo título.

Isso significou que eles chegaram a Le Castellet para o Bol d’Or, sabendo que teriam que atacar desde o início para ter alguma chance de se tornarem campeões. Depois de mostrar um bom ritmo durante os testes e treinos livres com a sua R1 calçada com Bridgestone, uma qualificação desafiadora viu-os ter de se contentar com o quarto lugar do grid para a decisão do título.

Antes da corrida, a equipe revelou a atraente pintura especial que usaria para celebrar o 25º aniversário da icônica superbike R1, baseada no esquema de cores da recém-lançada Yamaha R1 GYTR Pro Limited Edition. Então, algumas horas antes de as luzes se apagarem para a corrida, fortes trovoadas atingiram o circuito da Côte d’Azur e uma pista húmida mas seca apresentou à equipe um enigma.

Jogue pelo seguro e opte por pneus intermediários como o resto dos outros cinco candidatos ao título, ou arrisque e opte por uma configuração totalmente slick em condições traiçoeiras, mas secas. Canepa foi o piloto que fez a primeira passagem, e o experiente italiano e a equipe optaram pelos slicks, o que se revelou um golpe de mestre tático.

Embora o piloto de 35 anos tenha tido que administrar o risco durante as primeiras voltas na pista ainda molhada, em 15 minutos a superfície estava totalmente seca e ele bateu o martelo, abrindo uma vantagem de volta antes do final do sua passagem, já que outros tiveram que parar para trocar pneus. Infelizmente, um safety car significou que sua diferença na frente foi efetivamente eliminada, e a equipe teve que se acalmar e fazer o trabalho duro novamente.

O que se seguiu foi uma batalha emocionante entre as três equipes líderes, com a YART e seus dois principais rivais pelo título trocando a liderança de forma consistente em aparentemente todos os pit stop, enquanto lutavam constantemente entre si na pista, para o deleite das dezenas de milhares de franceses, fãs que criaram uma atmosfera elétrica no circuito desde quinta-feira.

Fritz e Hanika continuaram o excelente ritmo demonstrado por Canepa na largada e, às oito horas, o trio estava em segundo lugar e conquistou nove pontos no campeonato, diminuindo a diferença para a equipe que liderava a classificação em um.

Ao cair da noite no sul da França, o YART continuou a acelerar e manter seu ritmo relâmpago; então, à medida que a marca das 12 horas se aproximava, seus principais rivais no campeonato foram forçados a se retirar, tornando-se efetivamente uma batalha de mão dupla pelo título entre YART e a equipe SERT.

Sabendo que tinham uma vantagem confortável de pontos sobre o SERT, eles decidiram conservar sua energia e ritmo no circuito incrivelmente exigente, especialmente na reta Mistral de 1,8 km de quebra de motor, sem correr riscos para garantir a finalização. Essa tática funcionou bem e eles mantiveram uma confortável segunda posição até cerca de oito horas do final da corrida.

Quando Canepa entrou nos boxes, houve sinais de que o YART R1 estava superaquecendo, e a equipe passou mais um minuto colocando a moto na caixa para encher a água do radiador. Implacável, Fritz completou sua próxima passagem antes que a equipe decidisse tentar resolver o problema. Isto fez com que o piloto alemão voltasse a colocar a moto na box, com a equipe a gastar cinco minutos a reabastecer a água do sistema de refrigeração e a tentar diagnosticar a causa.

Agora cinco voltas atrás dos líderes, mas três voltas à frente da equipe em terceiro, e sabendo que um resultado entre os nove primeiros lhes garantiria o campeonato mesmo se a SERT vencesse, a equipe sabiamente decidiu não correr riscos e, durante cada pit stop, aproveitou o momento de verificar a moto e realizar reparos contínuos para garantir que o problema não se agrave.

Mesmo assim, à medida que as horas passavam e eles começavam a perder cada vez mais tempo, a pressão começou a aumentar. Será que o campeonato seria negado por outro azar cruel? Felizmente, isso não seria o caso, pois a equipe do YART conseguiu diagnosticar o problema, que acabou sendo um problema com a bomba d’água e substituí-la faltando duas horas para o fim, enquanto ainda estavam em quarto lugar.

Sabendo que só tinham de voltar para casa para conquistar o seu segundo campeonato como equipe, os três pilotos completaram as suas passagens finais mostrando nervos de aço e estiveram absolutamente impecáveis durante toda a corrida. Quando cruzaram a meta no final de 24 horas incrivelmente estressantes, eles mantiveram o quarto lugar e completaram 705 voltas, 12 atrás do vencedor SERT, mas quatro à frente da equipe em quinto.

A determinação impressionante que toda a equipe demonstrou marcou-os como campeões dignos e, apesar de todo o drama, conseguiram garantir o seu segundo título do EWC por uma margem de 20 pontos, com um total de 181, para terminar a temporada em moda espetacular após um final incrivelmente tenso.

Houve mais sucesso em França para a Yamaha na classe Superstock, com a Team 18 Sapeurs Pompiers CMS Motostore a garantir o terceiro lugar na classe depois de terminar a corrida em oitavo na geral, com a Maco Racing Team em nono.

A Equipe Apoiada do Moto Ain Yamaha EWC reagiu depois de algumas dificuldades iniciais para garantir o 16º lugar, com a KM Motos, que estava a caminho de terminar entre os seis primeiros antes de problemas técnicos nas últimas etapas, terminando em 17º, enquanto era uma corrida algo inesquecível para a Wojcik Racing Team, que abandonou apenas na segunda volta.

Karel Hanika – P4 – 705 voltas
Equipe Oficial Yamalube YART Yamaha EWC
“É uma sensação incrível ser campeão mundial de Endurance. Quero agradecer ao Mandy por me trazer para a configuração YART em 2020. Estou muito grato a ele, à Bridgestone e a toda a família Yamaha por me deixarem fazer parte desta equipe. Quero também agradecer aos meus fantásticos companheiros de equipe que trabalharam arduamente durante o inverno e em todos os testes para melhorar a moto. Eles sempre rodam 100% em todas as passagens e acho que merecemos ser campeões nas duas últimas temporadas, mas não era para ser assim. Finalmente, este ano chegou para nós e eu não poderia estar mais feliz por fazer parte desta equipe maravilhosa. A corrida foi muito difícil. Tivemos uma grande batalha com o SERT, mas eles foram muito fortes, principalmente na Estreita Mistral. Depois, decidimos tentar garantir o segundo lugar até termos o problema de sobreaquecimento, mas a equipe fez um trabalho incrível para resolver esse problema e estou orgulhoso por termos conseguido levar a moto até à chegada.”

Niccolò Canepa – P4 – 705 voltas
Equipe Oficial Yamalube YART Yamaha EWC
“Isso é incrível. Desde que começamos a correr juntos, nosso objetivo tem sido vencer o campeonato mundial. Então, em cada corrida e em cada trecho, assim que colocamos o capacete e andamos de moto, esse era o único objetivo em nossas cabeças. Cada vez, vamos ao limite para conseguir isso. Além disso, quando estamos numa posição confortável, sabemos que no endurance pode haver um problema ao virar da esquina, por isso, em vez de nos acomodarmos, tentamos sempre forçar para evitar qualquer problema e para nos colocarmos na melhor posição para tente vencer a corrida. É esta atitude e desejo que nos permitiu trazer para casa esta medalha incrível. A corrida foi difícil; tivemos uma ótima largada, mas o safety car anulou qualquer benefício que obtivemos e então tivemos que lutar a cada volta. Quando começamos a ter o problema de superaquecimento, foi uma grande preocupação, mas a equipe fez um trabalho incrível para resolver o problema. Graças aos esforços de toda a equipe, somos campeões mundiais de Endurance… e isso é bom.”

Marvin Fritz – P4 – 705 voltas
Equipe Oficial Yamalube YART Yamaha EWC
“Foi a corrida mais difícil da temporada porque sabíamos o que estava em jogo. Realizar o nosso sonho de vencer o campeonato mundial é um sonho que se torna realidade. Enfrentamos muitos desafios durante a corrida. Na largada tomamos uma ótima decisão de usar os slicks e Niccolò rodou de maneira excelente, mas depois o safety car nos roubou a liderança. Quando começamos a ter o problema de superaquecimento, as últimas sete horas foram as mais longas de nossas vidas, mas a equipe fez um trabalho incrível ao diagnosticar o problema e, nas últimas duas horas e meia, a moto estava perfeita novamente. Quero agradecer muito a Mandy por acreditar em mim e em todos nós. Cada membro da equipe merece este título de campeonato mundial; eles trabalharam tanto o ano todo. Não consigo imaginar ter companheiros de equipe melhores e, honestamente, depois de chegar tão perto antes, é uma sensação extraordinária.”

Robin Mulhauser – Piloto Reserva
Equipe Oficial Yamalube YART Yamaha EWC
“Que corrida maluca! Já faço parte da equipe há dois anos e, honestamente, já fomos tão próximos antes, mas sempre pareceu que o azar estava do nosso lado. Finalmente, os planetas se alinharam este ano e somos campeões mundiais. Apesar de dizer isso, foi uma corrida difícil para os rapazes, especialmente depois que eles abriram uma lacuna na largada, apenas para serem eliminados. Teria sido fácil pensar que seria o nosso sim novamente. Mas a atitude de toda a equipe é incrível e eles nunca desistiram. Estou muito feliz pelos meus companheiros de equipe. Obviamente, não corri na corrida, mas toda a equipa sente-se como uma grande família e estou muito feliz por fazer a minha parte ajudando a afinar a moto e a testar peças. É incrível fazer parte da equipa YART e da família Yamaha e vamos aproveitar este momento.”

Mandy Kainz
Equipe Oficial Yamalube YART Yamaha EWC – Gerente de Equipe
“O que posso dizer? Este é um sentimento muito especial. Chegamos tão perto muitas vezes, mas sempre acontecia alguma coisa. Até perdemos um campeonato na última hora da corrida final. Então, finalmente alcançar o que almejamos é muito especial. Esta foi uma corrida difícil para nós, pois a nossa moto parecia muito mais lenta que as outras. Tivemos que tentar ser conservadores para garantir que a nossa moto sobrevivesse porque este circuito é muito difícil para os motores, mas isso significou que estávamos a perder 30 km/h para algumas motos na reta, o que equivale a 0,6-0,7s em cada volta. Fizemos isso para garantir que poderíamos terminar a corrida, já que não existe uma maneira real de testar para uma corrida de 24 horas, especialmente para o Bol d’Or, já que a corrida em si é o teste. Estou muito feliz pelos nossos pilotos. Eles têm liderado em todas as rodadas deste ano. Em Le Mans tivemos um problema onde caímos com algum óleo. Spa foi a corrida perfeita para nós, mesmo com alguns problemas. Mostrámos um bom ritmo em Suzuka, mas um pequeno problema técnico significou que perdemos um pódio de sonho. Fiquei muito orgulhoso dos pilotos no Japão, pois estávamos perto de nos retirar, mas os rapazes não desistiram e recuperaram da última posição para o 22º lugar. Conseguimos até recuperar uma volta e meia dos líderes depois do nosso problema. Então, para mim, nossos rapazes são os verdadeiros heróis e verdadeiros pilotos de resistência. Eles sempre mostram um incrível espírito de luta, bravura e determinação, e eles realmente merecem isso. Este campeonato significa muito para todos nós e toda a equipe trabalhou muito, por isso vamos aproveitar esta sensação e depois começar a pensar no próximo ano e em como podemos defender o nosso título.”

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