Yoshimura SERT Motul obteve uma vitória brilhante na 47ª edição das 24 Horas de Motos em Le Mans, a ronda de abertura do Campeonato Mundial de Resistência FIM de 2024.
As 48 equipes inscritas nesta primeira rodada do Campeonato FIM EWC de 2024 foram ao circuito Bugatti às 15h CET do sábado, 20 de abril, diante de mais de 78.800 espectadores, a maior multidão no circuito desde 2011.
Largando do segundo lugar no grid, Gregg Black mais uma vez mostrou seu talento ao superar seus rivais.
Depois de uma vantagem inicial, o piloto franco-britânico estabeleceu um ritmo sólido atrás do novo líder. Os seus companheiros de equipe Etienne Masson e Dan Linfoot também tiveram um forte desempenho, com a equipe Suzuki GSX-R1000R a recuperar a liderança nas passagens seguintes.
Então, quando Yoshimura SERT Motul começava a aumentar a sua vantagem sobre os seus rivais, Black aparentemente cometeu um erro após 105 voltas, quando a equipe mantinha uma vantagem de 12 segundos. Logo descobriu-se que, durante uma rápida atualização do pit stop, o controle de tração foi desligado, resultando em uma inevitável subida de Black.
Toda a equipe técnica reagrupou e reparou a Suzuki GSX-R1000R em tempo recorde. Menos de seis minutos depois, as pretas estavam de volta à pista, na 18ª posição. A equipe foi posteriormente penalizada com um ‘ride through’ pelo fato de Black estar voltado para o lado errado após o acidente…
Nas horas seguintes, Black, Masson e Linfoot deram tudo de si enquanto avançavam no campo e subiam na classificação. Na oitava hora da corrida, a equipe subiu para o quarto lugar e conquistou sete pontos de bônus.
Os três pilotos da Yoshimura SERT Motul mantiveram um ritmo elevado durante toda a noite – circulando consistentemente a um ritmo de 1m36s – enquanto a equipe técnica confirmou a sua experiência com rápidas paradas nas boxes.
Na importante marca de pontuação de 16 horas, a equipe e sua poderosa Suzuki GSX-R1000R #12 conquistaram mais 10 pontos extras e os pilotos, sem cometer erros, controlaram a corrida desde a frente até a bandeira quadriculada. .
Yoshimura SERT Motul conquistou a vitória na pista e no campeonato. A Suzuki conquistou a sua 15ª vitória em Le Mans e é agora o fabricante de motos de maior sucesso na história das 24 Horas de Le Mans.
Yohei KATO – diretor da equipe
“Foi uma vitória incrível. Cometemos alguns erros, mas conseguimos recuperar e vencer no final. Gostaria de agradecer aos pilotos e a todo o staff que mereceram este resultado. Obrigado também a todos os fãs, Yoshimura, SERT e Suzuki. Agora que vencemos esta primeira corrida, ainda temos mais três vitórias para atingir o objetivo que nos propusemos este ano. Faremos o nosso melhor para alcançá-lo.”
Damien SAULNIER – gerente de equipe
“Estávamos começando a sentir falta de vencer em Le Mans! Estou muito orgulhoso do que a equipe alcançou. Admiro muito o que os pilotos conseguiram fazer durante a noite. Todos estavam motivados e deram 100%. Também estou feliz porque nossa equipe técnica mudou bastante este ano. Não foi fácil acertar tudo desde o início da temporada. É por isso que a vitória em Le Mans é outro motivo de grande satisfação.”
Gregg BLACK – piloto
“Foi uma grande corrida. Lutamos muito no início com o YART em um ritmo muito bom. Então tivemos um pequeno problema no controle de tração que me causou uma queda. Começou uma segunda corrida para nós com o objectivo de dar tudo o que tínhamos para tentar chegar ao pódio. No final, os nossos rivais também tiveram a sua quota-parte de problemas e conseguimos fazer ótimos tempos sem cometer erros. Depois de terminar 2023 com uma vitória no Bol d’Or, estamos realmente num bom momento. Temos um conjunto muito bom com uma moto de alto desempenho e pneus Bridgestone que funcionam bem.”
Etienne MASSON – piloto
“A minha primeira vitória em Le Mans foi em 2015, na minha primeira temporada com o SERT. Portanto, voltar a vencer nove anos depois é um prazer imenso. E esta vitória é tão especial porque tivemos um início de corrida difícil. Mas conseguimos nos concentrar imediatamente. A equipe trabalhou muito bem na moto e, do lado dos pilotos, atacamos a noite toda para diminuir a diferença para os líderes. No final, nossos esforços valeram a pena. Tivemos tantos problemas no ano passado que é muito bom começar 2024 com uma vitória tão brilhante.”
Dan LINFOOT – piloto
“Este é um dia excepcional para mim. Gostaria de agradecer aos meus companheiros de equipe e a toda a equipe pelo excelente trabalho que realizaram. Participei desta corrida no ano passado, mas foi na categoria Superstock. Correr este ano com esta equipe, a este nível e com este pacote é incrível. Obviamente, ainda tenho muito que aprender nas corridas de resistência, mas agora estou ansioso pela próxima corrida em SPA que, embora já tenham passado alguns anos desde que corri lá, é o meu circuito favorito. Consegui ganhar confiança nas corridas do EWC, graças a esta corrida fantástica. Obrigado mais uma vez a toda a equipe.”
Cocoro Atsumi – piloto
“Estou muito orgulhoso de fazer parte desta equipe incrível. Embora não tenha estado na pista para a corrida em si, espero ter mostrado a minha forma na qualificação e ter apoiado os meus companheiros de equipe, partilhando o meu conhecimento sobre a Suzuki GSX-R1000R da equipe. Passei muitas, muitas horas durante o inverno trabalhando com os técnicos da Yoshimura no desenvolvimento da nossa moto e estou muito feliz por vê-la chegar à vitória nas 24 Horas de Motos.”
Com um total de 61 pontos, Yoshimura SERT Motul chegará à Bélgica como líder do campeonato para as 8 Horas de Spa Motos, segunda rodada do Campeonato FIM EWC 2024, que se realiza no dia 8 de junho.